terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

O que mudou na Declaração de Imposto de Renda 2019?

Desde 2018 a Receita Federal vem implementando novas obrigações no que diz respeito a declaração de IRPF. Veja o que mudou na declaração de imposto de renda 2019 e não caia na malha fina.
Dentre as alterações na declaração de IRPF 2019 em comparação ao ano passado, podemos citar o próprio cruzamento de informações da malha fina. Isso porque, a partir das entregas de 2019, a Receita Federal cruzará dados no e-Social Doméstico.
Veja as principais mudanças que afetarão a declaração de imposto de renda este ano:
Declaração de IRPF 2018 Declaração de IRPF 2019
Preenchimento de campos destinados às informações complementares era facultativo. Preenchimento de campos destinados às informações complementares é obrigatório.
Declaração de CPF de dependentes a partir de 12 anos. Declaração de CPF de dependentes de qualquer idade.
Informar o CNPJ da instituição financeira onde tem conta-corrente e aplicações financeiras era facultativo. Informar o CNPJ da instituição financeira onde tem conta-corrente e aplicações financeiras é obrigatório.
Informar sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto era facultativo. Informar sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto é obrigatório.
Possibilidade de impressão do DARF para pagamento de todas as quotas do imposto, mesmo em atraso. Possibilidade de impressão do DARF para pagamento de todas as quotas do imposto, mesmo em atraso.
Para evitar o risco da malha fina, veja como fazer a declaração do imposto de renda 2019 sem erro!