quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O que cai em concursos públicos?

O que cai em concursos pblicos
Em tempos de crise financeira no país, o desespero toma conta. O índice de desemprego só aumenta e o quadro de funcionários das empresas diminui. Muitas vagas que seriam abertas foram congeladas e milhões de pais e mães de família estão à procura de trabalho.
Algumas dessas pessoas e, até mesmo aqueles que estão recém se formando e dando início a sua vida profissional, pulam para o plano B: prestar a prova para concursos públicos.
Ser funcionário público pode ser muito bom. Os salários são maiores do que os normalmente oferecidos no mercado de trabalho, os benefícios são generosos, as horas trabalhadas são reduzidas e a estabilidade financeira tão sonhada pode, finalmente, ser alcançada.
Para isso, é importante que o candidato se prepare para a prova, estude muito, tenha foco, abra mão de momento de lazer com a família e amigos e, o principal, estude as matérias e conteúdos corretos.

Como saber o que exatamente estudar?

É importante que o candidato, primeiramente, escolha o (s) concurso (s) que deseja fazer. Após isso, espere abrir o edital e procure as matérias que cairão nessa prova. Além de, obviamente, ler o edital por completo, prestando bastante atenção no horário e local das provas, assim como o que deverá e poderá ser carregado com o concorrente.
Os concursos de determinadas áreas, normalmente, possuem matérias parecidas em seu desenvolvimento. Esse fator ajuda o candidato que quer prestar mais de um concurso, pois basta estudar uma vez as disciplinas que cairão em ambos.
Por exemplo, o concurso para Soldado da Polícia Militar e o de Oficial da Polícia Militar, exigem quase os mesmos conteúdos, como: língua portuguesa, direito penal, direito processual penal, direito constitucional, direito administrativo, direito penal militar, direito processual penal militar, legislação extravagante, legislação institucional.
A diferença é que o primeiro vai adicionar os conhecimentos gerais, como atualidades, raciocínio lógico e noções de informática.
Os Ministérios e os Tribunais também possuem uma mesma linha de exigências. Porém, o que varia são os cargos dentro deles. Com eles, varia também o valor de remuneração, assim como a carga horária e os benefícios.
Por esse motivo, é importante dizer que, antes mesmo de escolher os concursos que gostaria de prestar, o candidato dê uma olhada nas disciplinas que serão exigidas e no cargo pretendido. É necessário que o trabalho a ser feito condiga com a personalidade e preferências da pessoa, levando em consideração também a facilidade de assimilar os conteúdos programados.
Caso haja dificuldade em estudar alguma ou algumas das matérias, existem cursos preparatórios que podem ser muito úteis nesse momento. Além, é claro, de apostilas físicas e online, para quem prefere estudar sozinho.
Concursos públicos são abertos a todo momento, em todas as partes do Brasil. Basta você se inscrever e fazer a preparação necessária para efetuar a prova com êxito. Acredite no seu potencial e nas suas chances de passar. Tudo se torna mais fácil quando temos pensamento positivo e a mente cheia de informação absorvida. Boa sorte!